1 2 3 4
Você sabe o que é Reposição Hormonal?
A reposição hormonal nada mais é do que restaurar os níveis de hormônios que, com o tempo, o corpo passa a produzir em menor quantidade. Esse declínio acontece, principalmente, durante o climatério e se acentua após a menopausa, mas pode ocorrer em outras fases da vida por diferentes motivos, como estresse ou doenças ginecológicas/metabólicas.
O objetivo da reposição não é apenas aliviar sintomas, mas também melhorar a qualidade de vida e prevenir problemas de saúde que podem surgir com essa deficiência hormonal. Entre elas, declínio cognitivo, diminuição da libido, osteoporose, sarcopenia, etc.
Em algum momento você já sentiu seu corpo mudar e se perguntou: “Será que a reposição hormonal é para mim?”. Eu quero te dizer que essa dúvida é completamente natural.
Muitas mulheres enfrentam sintomas incômodos ao longo da vida por conta das oscilações hormonais e, infelizmente, ainda existe muito tabu sobre esse assunto. Mas hoje, eu quero conversar com você de mulher para mulher, com acolhimento e informação de qualidade.
1 2 3 4
1 2 3 4
Afinal, quem deve fazer Reposição Hormonal?
Fadiga constante e falta de energia
Toda mulher, teoricamente, vai precisar de reposição hormonal em algum momento da vida, principalmente quando chegar na menopausa, mas nem todas poderão fazer por questões diversas (seja um câncer de mama ou de endométrio, ou um tromboembolismo agudo, seja por não desejarem).
Pele e cabelos mais secos e sem viço
Queda da libido
Ondas de calor e suores noturnos
Ansiedade, irritabilidade e até depressão
Ressecamento vaginal
Perda de massa muscular e enfraquecimento ósseo
Dificuldade para dormir
Dor ou desconforto nas relações sexuais
História familiar de câncer de mama não é contraindicação para reposição hormonal como muita gente acredita, mas claro que deve haver um acompanhamento personalizado (cada caso é um caso!) e nós temos que nos sentir seguras com nosso tratamento antes de qualquer coisa.
Se você sente que algo mudou no seu corpo e sua qualidade de vida foi impactada, talvez seja o momento de considerar essa possibilidade. Aqui estão alguns sinais de alerta:
Uma das dúvidas mais comuns é se a Reposição Hormonal é segura, e eu entendo! A verdade é que a suplementação é segura quando feito com acompanhamento médico e de forma individualizada. Hoje, com as novas formulações e formas de administração, conseguimos oferecer tratamentos eficazes e bem tolerados, minimizando os riscos e potencializando os benefícios.
Uma das maiores vantagens da reposição hormonal é que hoje existem diferentes formas de administração dos hormônios, permitindo que cada mulher encontre a melhor opção para o seu corpo e estilo de vida. Cada método tem suas indicações e benefícios, e a escolha vai depender do seu histórico de saúde, dos sintomas apresentados e do que faz mais sentido para você.
Aplicado diretamente na pele, esse gel / creme permite a absorção gradual do hormônio pelo corpo, oferecendo um efeito natural e estável.
Pequenos bastonetes colocados sob a pele, que liberam os hormônios de forma gradual e contínua por meses, garantindo praticidade, eficácia e niveis hormonais mais estáveis. Entre os implantes, existem os absorviveis, que duram em torno de 6 meses e os não absorviveis que duram em torno de 1 ano e promovem niveis hormonais mais estáveis do que todos os outros métodos.
Uma forma discreta e eficiente de administrar hormônios diretamente na região vaginal, com rápida absorção e sem deixar resíduos.
Também usados para tratar o ressecamento vaginal e melhorar a lubrificação, trazendo mais conforto nas relações sexuais.
Semelhantes aos óvulos, mas com diferentes formulações para atender às necessidades de cada mulher.
Lembre-se que você não precisa sofrer com os sintomas do desequilíbrio hormonal. O seu bem-estar importa, a sua qualidade de vida importa! Quanto antes começar, melhores os resultados.